O índice que mede o otimismo entre os empresários japoneses ficou positivo no terceiro trimestre pela primeira vez em 21 meses. A alta acontece graças a melhoria no setor das indústrias, anunciou na quinta-feira (17) o governo.
O índice de confiança empresarial ficou positivo em 0,3 contra -22,4 pontos no período de abril a junho. Foram consultadas empesas com mais de 1 bilhão de ienes de capital.
Somente entre os grandes fabricantes o índice foi de 15,5 pontos, o nível mais alto desde que a pesquisa começou a ser feita em 2004.
Esta é a primeira vez em sete trimestres que aumentou o número de empresas que acreditam que os negócios estão melhorando.
As previsões do governo são de que a expectativas dos empresários vai melhorar graças ao aumento da produção industrial e das exportações.
O aumento da confiança acontece depois do anúncio do Produto Interno Bruto (PIB) em 3,7%, índice que teria marcado o fim da recessão no país.
No entanto, nas últimas semanas, os exportadores japoneses estão se preparando para enfrentar a alta do iene, o que pode reduzir os lucros na hora de repatriar o dinheiro vindo do exterior.
O governo divulgou também que o índice que mede a demanda no setor de serviços subiu 0,6% em junho, o maior aumento desde fevereiro.
IPC - 17/09/09 - 18:03
Este blog é um espaço para publicação de matérias, abordagem de assuntos de interesse ao público nippo-brasileiro.
Pesquisa
sábado, 19 de setembro de 2009
Aumenta o índice de confiança dos empresários na economia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário